segunda-feira, 13 de abril de 2009

Me despache!



Domingo de sol em Madre de Deus (foto), pacata cidade de mar verde-azul ao fundo da baía de Todos os Santos, a uma hora de Salvador. Entro na lanchonete da cidade onde mora minha prima Graziele, em frente ao Estádio Municipal --local da vitória do time local em cima do Bahia na semana passada.

Como bolinho de carne com suco de graviola. Eis que, de repente, entra no estabelecimento uma menininha negra, de uns sete anos. Ela vem com uma moedinha de dez centavos na mão. Em alto e bom som, grita: "Me despache!"

Fico encabulado com a nova expressão. Logo, vem a dona da lanchonete e pergunta o que a garota quer. Ela pega dois chicletes. Pergunto à pequenina: "Menina, o que significa 'me despache'?" Ela me ignora, revoltada com meu atrevimento e ignorância.

Logo, meu primo Danilo Barbosa Ribeiro me acude. "Quer dizer me atenda, ora". "Mas isso não soa mal educado?", retruco. Ele finaliza: "Não, na Bahia se fala assim".

PS. Ah, por aqui, eles também não bebem bebidas alcóolicas. Eles comem água. Agora, não me pergunte por quê. Coisas da Bahia, terra de verdadeiros e grandes comedores de água.

Um comentário:

Anônimo disse...

eita, que essa vida tá boa demais, tá não, meu rei??? beijocas cheias de saudades! Erika Riedel