sexta-feira, 5 de junho de 2009

Multishow Registro Ivete Sangalo - Pode Entrar

Na última terça-feira, estive em Salvador, onde entrevistei Ivete Sangalo, por conta do lançamento de seu novo disco. A cantora fez entrevista coletiva no Yacht Clube Bahia, ao lado do Porto da Barra, praia onde aprendi a nadar, aos seis anos, pulando do quebra-mar. Abaixo, o resultado dessa viagem.


A mistura de Ivete

Por Miguel Arcanjo Prado


"Eu moro na saída do Carnaval", diz Ivete Sangalo, para explicar onde fica sua casa, lugar no qual gravou em 12 dias o CD e o DVD "Multishow Registro Ivete Sangalo - Pode Entrar", que chegam às lojas nesta sexta-feira. O apartamento da cantora fica no alto do edifício Morada dos Cardeais, no Campo Grande, praça de onde partem os trios elétricos no Carnaval de Salvador, inclusive o dela. Ao fundo, o prédio tem a vista da baía de Todos os Santos.

Dona de uma intimidade disputada por revistas de celebridades, Ivete Sangalo resolveu mostrá-la no DVD. Ela aparece no vídeo acordando e escovando os dentes. "Meu público gosta de ver essas coisas. Foi para meus fãs que eu deixei tudo isso aparecer, meu cachorrinho, eu escovando os dentes. Mas o mais importante sempre foi a música. Por isso, prevaleceu o áudio e não a imagem na hora de escolher uma tomada. Todas as faixas que estão no DVD são as que valeram o áudio", afirma.

"O disco tem uma cara de simplicidade, apesar de toda a superprodução que o envolveu", diz a cantora. O registro audiovisual foi feito todo na casa de Ivete, em 12 dias, e vai ao ar hoje, às 21h30, no canal pago Multishow.

A cantora o define como um reality show com propósito musical. Mantendo a fidelidade à axé music --a percussão é marcante no álbum--, Ivete faz uma mistura corajosa de ritmos e nomes em seu novo trabalho (leia mais acima). Cantam a seu lado Maria Bethânia, Marcelo Camelo, Lulu Santos, Aviões do Forró, Carlinhos Brown, Saulo Fernandes e Mônica San Galo, sua irmã. Vanessa da Mata foi convidada, mas não pôde participar porque estava na Europa nos dias da gravação. "Meu critério de escolha foi o talento desses artistas. Dentre todos, destaco Maria Bethânia, que era meu sonho antigo de consumo. Fazia duetos com ela desde pequena. Colocava o vinil e cantava junto."

O clima intimista resultou em faixas como "Teus Olhos", com Marcelo Camelo, com ares de bossa nova, e em baladas românticas como "Meu Segredo" e "Agora Eu Já Sei" --esta última com cara de trilha sonora de novela dos anos 80. Ivete ainda bebeu na fonte do forró e do zouk, sem deixar de lado, é claro, aquelas canções que farão sucesso nos trios, colocando os foliões para dançar.

"O que mais me orgulha nesse trabalho é a forma como Salvador foi colocada. A minha terra é essa, e é daqui que tiro tudo o que sei", diz. Enquanto, no DVD, os sete convidados ilustres entram e saem do estúdio montado em sua casa, a cidade surge como cenário para bate-papos, seja no tabuleiro da baiana do acarajé, seja com sua empregada Sandra, tão presente quanto os artistas. Ao todo, são 17 músicas.

A Banda do Bem, que acompanha a cantora há dez anos, também está no trabalho. "Toda a concepção musical foi feita de forma coletiva e muito natural", conta. O novo álbum é a primeira empreitada da cantora na Caco Discos, da qual é dona, em parceria com a Universal e o Multishow. Isso significa um momento de maior domínio da carreira? "Sempre controlei minha carreira. Gosto da parceria com a Universal e o Multishow. Uma andorinha só não faz verão".

O QUE IVETE DIZ DOS CONVIDADOS

Maria Bethânia
Maria Bethânia é um sonho de consumo para qualquer artista. Quando despontei na Banda Eva, a Bethânia deu uma entrevista e falou que eu seria uma grande cantora, quiçá a maior do país. Ela se encaixou nesse projeto com todas as honras.

Lulu Santos
Minha relação com o palco tem a ver com que eu vi dele nos shows que ele fazia em Salvador. Eu falava para o meu pai: eu te ligo quando acabar. Porque em show de Lulu você nunca sabe quando termina.

Saulo Fernandes
Saulo é um pé quente danado. A presença dele é incrível.

Mônica San Galo
Sempre queríamos fazer algo juntas, mas náo achávamos a sintonia certa. Ela me dizia, com você pulando no palco eu não vou, não! Esse disco foi o momento adequado para esse encontro acontecer

Aviões do Forró
Tem coisa melhor do que Aviões do Forró, minha gente? O contemporâneo é muito bem vindo no disco. Prefiro desfrutar deles agora.

Marcelo Camelo
Camelo e eu ficamos amigos no DVD do Sandy e Jr. Depois, fiquei sabendo que ele tocou "Flor do Reggae"em um show que fez em Salvador. Ele é um querido de coração aberto. Quando o conheci fiquei surpresa porque ele sabia cantar todo o meu repertório.

Carlinhos Brown
Brown é aquele entusiasmo físico. Eu conheço ele de há muito tempo e sei do potencial que ele tem.

FAIXA A FAIXA DO DISCO

1 - "Balakbak"
(Esquisito/Pururu/Binho Nunes/Sand Vidal)
A faixa que abre o disco traz uma Ivete com ares tropicalistas, num ritmo percussivo daqueles que dá vontade de sair dançando o "swing gostoso", como diz a letra.

2 - "Cadê Dalila"
(Carlinhos Brown/Alain Tavares)
Consagrada no último Carnaval, a canção impressiona pela coragem da cantora em misturar ritmos percussivos árabes e baianos. E não é que deu certo? O refrão levanta qualquer plateia.

3 - "Teus Olhos"
(Marcelo Camelo)
Ivete surge com voz grave e serena, em um clima bossa nova, ao lado do ex-Los Hermanos Marcelo Camelo, também cantando baixinho. Canção para escutar sem nenhum outro barulho.

4 - "Agora Eu Já Sei"
(Ivete Sangalo/Gigi)
A música lembra trilha de novela das oito dos anos 80, com forte presença do teclado e letra de rima fácil e pegajosa. Balada romântica para tocar na FM.

5 - "Brumário"
(Lulu Santos)
A música de Lulu Santos ganha a baianidade típica de Ivete, por mais que a guitarra pesada ainda soe. Apesar do domínio da percussão, a música ainda é de Lulu, sobretudo quando sua voz, inconfundível, entra.

6 - "Meu Segredo"
(Ramon Cruz)
Ivete volta a cantar sozinha nessa simples balada romântica que fala de dor-de-cotovêlo.

7 - "Completo"
(Ivete Sangalo/Gigi)
Ivete canta em dueto com a irmã mais velha, Mônica San Galo. A voz de Ivete fica suave diante da potência do grave da irmã. A faixa é o momento família do disco. A música lembra aquelas canções de formatura na escola.

8 - "Eu Tô Vendo"
(Ivete Sangalo/Gigi/Fabinho O'brian)
A faixa traz forte pegada percussiva do timbal e chama o balanço do corpo. Música feita para cantar no trio.

9 - "Na Base do Beijo"
(Alain Tavares/Rita Mendes)
Bem dançante, a faixa tem guitarra pesada e percussão onipresente, além de um verso que se repete quatro vezes na mesma estrofe: "Vamos namorar beijar na boca". Perfeita para micareta.

10 - "Sintonia e Desejo"
(Ivete Sangalo/Gigi)
O forró invade o disco nesta faixa, que tem participação da banda Aviões do Forró. Descontraída, a música foi feita sob medida para um bom arrasta-pé. Para dançar coladinho.

11 - "Oba Oba"
(Ivan Lawinscky/Ivan Brasil/Sinho Maia)
Espécie de axé misturado com o ritmo africano zouk, que encantou Ivete em sua viagem a Angola. A canção fala das ligações da Bahia com a África.

12 - "Viver com Amor"
(Ramon Cruz)
Bastante pop e com cara de anos 80, a música traz a leveza com que os baianos encaram a vida, com aquela certeza eterna de felicidade expressa na letra.

13 - "Vale Mais"
(Ivete Sangalo/Ramon Cruz)
Ivete repete a dobradinha romântica que deu certo no último disco e faz mais um dueto no estilo com Saulo Fernandes, da Banda Eva.

14 - "Meu Maior Presente"
(Ramon Cruz)
Canção pop com presença marcante da bateria. Tem letra romântica que fala do "amor que hoje eu levo dentro do meu peito".

15 - "Quanto ao Tempo"
(Carlinhos Brown/Michael Sullivan)
Apesar de Ivete dizer que a faixa é um "rock progressivo", a canção está mais para música açucarada das madrugadas das FMs. Carlinhos Brown canta junto.

16 - "Muito Obrigado Axé"
(Carlinhos Brown)
Maria Bethânia faz dueto com Ivete, na canção que fala dos orixás e do candomblé. Apesar da postura reverente de Ivete diante de Bethânia, a dona do disco canta à altura da convidada. O melhor do álbum.

17 - "Não me Faça Esperar"
(Fabinho O'brian)
O samba-reggae tem levada gostosa, percussão baiana, forte presença dos backings vocais e aquela cara de música de Ivete Sangalo. Fecha o disco com a cara da artista.


************


Luluzinha vira adolescente

Por Miguel Arcanjo Prado

Após o êxito de "Turma da Mônica Jovem", com vendas na casa dos 400 mil exemplares, mais uma personagem cresce. A Ediouro lança nesta sexta-feira, com 100 mil exemplares, a primeira edição mensal de "Luluzinha Teen e Sua Turma", com traços em mangá. Ela, Bolinha e seus amigos surgirão com 16 anos.

O embate entre meninas e meninos ficou para trás. "Hoje, os adolescentes estão todos juntos. Fizemos pesquisas, e os leitores mostraram que queriam que eles crescessem", diz Daniel Stycer, editor-chefe, que trabalha com outros nove profissionais. O projeto foi desenvolvido pela Labareda Design, e Renato Fagundes assina o roteiro.

Stycer não gosta de falar em concorrência com Mônica. "Há leitores ávidos por histórias legais. Tem mercado para todo mundo."

Fotos: Divulgação

Um comentário:

Cris disse...

Que legal esse lance da Luluzinha!