domingo, 15 de fevereiro de 2009

Coluna do Miguel Arcanjo nº 152


O Carnaval já vem chegando

Por Miguel Arcanjo Prado*

Da janela do apartamento no alto do 19º andar da avenida São João escuto o som de festa que vem do largo do Arouche, no centro de São Paulo. Uma semana antes, as pessoas já se jogam na folia sem culpa alguma e me fazem sentir saudades dos blocos nas ruas da zona sul do Rio. Festa mais tradicional de nosso povo, o Carnaval traz consigo sensações de liberdade e de felicidade únicas.

Mês passado, acompanhei o ensaio técnico da Mangueira, minha escola do coração, na Marquês de Sapucaí, no Rio. Arquibancadas lotadas e cervejas em punho, os mangueirenses estampavam na avenida um gozo coletivo ao entoar o samba-enredo com todo fôlego possível. Passistas, ritmistas e baianas fizaram um ensaio impecável, já cheio daquela emoção de descer o morro para brilhar na avenida.

Em São Paulo, os preparativos também seguem de vento em popa. Ensaios nas quadras são cada vez mais disputados, cheios daquela gente de sambar desengonçado mas, nem por isso, menos feliz.

Mas tudo termina na Bahia, que monopolizou nos últimos anos a festa profana. Em Salvador, Carnaval é levado a sério, como em poucos lugares do mundo. Lá se pula que nem pipoca por todos os dias possíveis de fevereiro (e - por que não? - do ano), mas também se pensa na festa como o espaço de ganhar dinheiro e promover até a exaustão completa a música que faz a vida de tantos baianos e a alegria de gente endinheirada do Sudeste e até de outras partes do mundo.

Apesar do viés econômico, o bom mesmo no Carnaval é, como diz a letra da música cantada pela nova musa Claudia Leitte, beijar na boca e ser feliz daqui para frente. Afinal, o ano só começa depois da Quarta-Feira de Cinzas.


*Miguel Arcanjo Prado é jornalista, frequentou ensaio de blocos e de escolas de samba no Rio, mas vai cobrir os desfiles das escolas de São Paulo e dos trios elétricos em Salvador.

2 comentários:

Laly Cataguases disse...

Ah, o carnaval! Quanto tempo não brinco! Saudade mesmo é da Banda-Mole, de BH, que sai sempre um sábado antes do sábado do carná. Mas era bom quando subia a rua da Bahia. Hoje em dia, "presos" na av. Afonso Pena, não gosto.

Já a minha escola favorita, Miguel, é a Mocidade Independente de Padre Miguel. E eu ainda, um dia (em breve), vou sair na Sapucaí, pulando que nem cabrito. Bjs

Gui Sillva disse...

Dá para chegar sexta-feira looooogo???????

enfim, o primeiro carnaval sem estar de plantão! LI-VRE todos os dias...

ps.: obrigado pela visita lá no GF.
volte sempre
Gui