quarta-feira, 17 de junho de 2009

Crítica: "O Primo Basílio": aplausos para um musical

Por Miguel Arcanjo Prado



O musical “O Primo Basílio”, em cartaz no teatro Brigadeiro, em São Paulo, está arrebentando a boca do balão. Com elenco afinadíssimo, uma direção musical cuidadosa –sobretudo na escolha da trilha, que traz clássicos do começo da bossa nova–, feita por Dyonisio Moreno, e uma protagonista envolvente, a atriz Lígia Paula Machado, o musical é obrigatório para quem está em Sampa e curte teatro.

Lígia –que também produz a montagem com 11 atores e seis músicos, uma proeza!– interpreta Luisa, a protagonista da adaptação de Francisca Braga para o romance escrito por Eça de Queiróz em 1878.

Na montagem a história é transposta para o Rio dos anos JK, os tais Anos Dourados. No enredo, Luisa é a esposa dedicada de Jorge (Álvaro Franco). Mas tudo muda de figura quando Jorge parte para a construção de Brasília e ressurge Basílio (Luiz Araújo), seu primo da infância. Tanto Franco, que dá ao personagem o ar de homem digno dos anos 50, quanto Araújo, com seu ar cafajeste, atuam com primor. A empregada amarga Juliana é vivida com intensidade e talento por Isadora Ferrite, a antagonista do amor proibido entre Luisa e Basílio.

Taeko Tamai criou um belo figurino de época para o elenco, que atua sob a luz de Cizo de Souza. O coreógrafo Ivan Silva criou sequências esmeradas, como a do tango. Paula Capovilla preparou a voz do elenco. Um programa obrigatório para quem curte teatro benfeito.

O Primo Basílio - Sexta e sábado, às 20h30; domingo, às 19h. No teatro Brigadeiro (av. Brigadeiro Luís Antonio, 884, Bela Vista, tel. 0/xx/11 3107-5774). R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia para aposentados, acima de 65, professores da rede pública e classe artística). 16 anos. Até 6/9/2009.

Foto: Luiz Araújo e Lígia Paula Machado na envolvente cena na qual dançam tango. Divulgação

2 comentários:

ligia paula machado disse...

Oi, Miguel!

Fico muito grata com a crítica, é um feed back muito importante para mim, como produtora e atriz. Falo em nome do elenco também.

Grande abraço!!


Ligia Paula Machado

clarinha disse...

Gente, fiquei com vontade de ver!!!
beijinhos, miguelito!!!