domingo, 7 de fevereiro de 2010

Crítica: Por que Ivete foi melhor do que Beyoncé




Por Miguel Arcanjo Prado

Após passar pelo martírio da chuva aterrorizante do fim de cada tarde da cidade, o público paulistano esperava pela dupla Ivete Sangalo e Beyoncé Knowles. A última, norte-americana, era a estrela da noite, ficando para a musa de Salvador a tarefa de abrir o show.

De roupas e pés encharcados e em uma pista de estádio inundada, o que mostra a falta ainda gritante de locais apropriados para grandes shows na maior metrópole do Brasil, o povo aguardava ansioso.

Ivete foi mais do que pontual. Entrou no palco do estádio do Morumbi dez minutos antes das 20h, horário previsto para ela começar. E não se fez de rogada. Em três segundos, já tinha o público de 60 mil pessoas sob suas mãos, hipnotizados por seu já conhecido excesso de carisma.

Além de sacudir a massa com seu repertório na boca do povo – que foi aberto por Na Base do Beijo, sua canção de Carnaval já cantada de forma uníssona –, Ivete falou até não poder mais.

Contou que havia se tornado amiga de infância de Beyoncé e que era capaz de lembrar das duas crianças em Juazeiro, sua cidade natal na Bahia, esmiuçou sua aventura para chegar ao estádio, que teve parte do trajeto no helicóptero e parte no carro, por conta do temporal.

Ao anunciar que iria embora, antes de cantar País Tropical, Ivete foi ovacionada. Ao sair, o povo gritava órfão por seu nome.

Beyoncé só entrou às 22h20 para fazer seu show de duas horas. Atrasada, pegou um público já fatigado por Ivete e pela chuva. Mesmo assim provocou reação à altura de seu atual status de maior diva da música pop.

Com passos que parecem ter sido coreografados por uma experiente travesti, ela mostrou todo o excesso de poder da fêmea que caracteriza seu estilo. Tal postura provoca uma catarse em seu público composto por uma reinante maioria de jovens gays, que parecem se projetar naquela Barbie Negra, como definiu muito bem minha amiga Gabriela Quintela, que viu o show a meu lado. Tudo o que aqueles meninos queriam era ter aquele corpo, aquela peruca e aquele atrevimento que Beyoncé demonstra diante de seus homens de barriga tanquinho.

Beyoncé fez um show correto e excessivamente coreografado. Há quase nenhum espaço para improviso ou criatividade. Tudo é milimetricamente calculado e dirigido para produzir o resultado esperado: fazer dela uma diva. E ela canta como ninguém, apesar de inserir o playback em alguns momentos do show.

Mas como Ivete fez questão de dizer, logo após tomar um tombo no palco e se comparar a Madonna e Beyoncé, que também já tiveram quedas espetaculares, o Brasil tem sua diva também. E esta não fica a dever em nada para a garotinha negra do Texas.

Na volta do estádio, num ônibus rumo ao centro, escutei uma passageira comentar sem nenhuma vergonha: “A Beyoncé arrasou, mas eu gostei muito mais do show da Ivete”. Verdade dita.

24 comentários:

tais disse...

naum concordo achu que as duas arrasaram!!!

aninha disse...

eu nao fui ao show mas queria muito ter ido ver a beyonce e a ivete tambem achu que as duas sao carismaticas e cheias de amor elas sao queridas por publico do brasil que a amam!!!!!!!!!!!!!!!!!beijospara ivete e para a beyoncé!!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
João Batista - Teresina disse...

eu tb acho que os gays amama a ivete e a beyoncé porque elas sao mulheres PODEROSAS. as duas sao muito melhor do que a wanessa camargo dá dó do publico do rio que vai ter que ver essa uónessa!!!! dá-lhe ivete e beyoncé!!!

Wander Veroni Maia disse...

Oi Miguel!

Excelente crítica. Todo mundo tá falando bem do show da Ivete e da Beyoncé. Nós aqui no Brasil tb temos anossa diva, como vc bem pontuou no texto...hehehe...\0/

Abraço,

http://cafecomnoticias.blogspot.com

Eneida Magalhães disse...

Eu fui no show, sou FÃAAA DE IVETE... e fui pra ver as duas, assistir ao show de Ivete e sentir o Morumbi tremer, foi INCRIVEL!! e o medo das pessoas vaiarem ela, aquela insegurança, e não é atoa que o cara da produção de Bey disse "60 mil neste estádio, A Beyonce "do Brasil" no palco agora, Crowd é uma loucura, todo mundo pulando CRAZY !!! (via @IN_cog_negro)" Traduzido ... Beyoncé é completamente diferente o show uma da outra, ams que as duas arrasaram, isso é FATO.... Amanhã viajo pra Salvador, e provavelmente irei ao show de novo.. e da-lhe DIVAS Beyoncé e Ivete

Iveteiro disse...

Ivete mostrou o que a baiana tem!
E tem muita ginga para seduzir todos os ritmos!
I love Ivete Sangalo!

Anônimo disse...

Ivete = Beyonce do Brasil = DIVA!!!

Cristina Peter disse...

Miguelito, não fui no show. Sou tiete de Ivete e disso todo mundo sabe. Entrei aqui não pra falar disso, mas pra dizer que tu arrasas com o texto. beijo!

lsg disse...

Fui ao show, e acho que não dá pra comparar as duas.
A Ivete cantou outras músicas tb para entrar no clima da Beyoncé.
São estilos diferentes!!!
Acho que as críticas à Beyoncé estão exageradas...
tanto a Beyoncé, como Madonna, Ivete, Claudia Leitte... todas elas criam personagens no palco pra mecher com a galera, seja gay ou não!
O Show foi irado!!! tanto pela performance de diva da Ivete, como pela super produção da Beyoncé!

Carioline Queiroz disse...

Eu fui ao show! e será que essa moça que disse que Ivete foi melhor que Bee num era eu?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pq na real, eu fui mesmo pra ver SANGALO, Knowles foi consequência!huahuahua!

e o tomboo foi o maais lindo kkkkk!


Bey arrasou, mas não há Barbie Negra do Texas que tenha a energia de IVETE MARIA DIAS DE SANGALO!

Embalou 60mil pessoas em menos de 5 minutos!


Melhor aquecimento que esse? Tá pra vir!

BEYONCÉ ENCERROU O SHOW DE IVETE


#FATO


=]

Unknown disse...

Fui pensando em Ivete...
Kem falo q Ivete iria abrir o show da Beyoncé estava totalmente enganado... Foi Beyoncé q encerrou o show da grande Diva Brasileira.
Estou super acostumada com os shows da Ivete... td mundo gritando, pulando e se divertindo... totalmete diferente do q vi kdo Beyoncé estava cantando, eu estava na arquibancada azul e mta gente nem ficou de pé pra ver o show... a galera td parada só se animou eu poukissimos momentos do show da diva do Texas.

Fato é q IVETE MARIA DIAS DE SANGALO ahaza sempre... nao há duvidas de q ela é a maior cantora do Brasil...
Amu d+++ ...

Moroni disse...

Ahammmm Vcs juram neh..

Ivete só sabe cantar Piada no palco.

Fui no show de floripa e no de sp.

sinceramente axei melhor a abertura da Wanessa.

Ivete nem se mexia direito Oo

Guilherme disse...

kkkkkkkkkkkkkkk

Ta bom...

querem Comparar uma diva internacional Com uma mera cantora Bahiana hahahaahahahaha

Miguel Arcanjo Prado disse...

Taís, também acho que as duas arrasaram. Mas Ivete sacudiu mais o povo.

Aninha, ambas têm carisma de sobra, você está mais do que certa.

João, os gays costumam mesmo gostar de mulheres poderosas. Não são bobos.

Wander, obrigado pela visita e o elogio tarimbado.

Eneida, aproveita o show de Salvador por mim. Chego a tempo do Carnaval.

Iveteiro, a Ivete tem o que Deus dá.

Anônimo, ambas são divas. Acertou em cheio.

Cristina, ter um elogio seu é um presente e tanto. Beijão do seu anjo mineiro que te adora!

Isg, gostei da tua opinião. Cada uma é cada uma.

Caroline, será que era você no ônibus?

Flavia, gostei do bom humor.

Moroni, a Ivete se mexeu tanto que até caiu.

Guilherme, não sei se você sabe, mas a Bahia produziu o que a música mundial tem de melhor. vide João Gilberto, Caetano e Gil. Não entendi o preconceito com essa terra que eu, apesar de ser mineiro, amo tanto.

Raul Ferraz disse...

Beyoncé fechou o show da DIVA MÓR IVETE...#fato!!!

Acho engraçado o lance q o povo brasileiro tem com esse povo importado... Patriotismo zero p a grande maioria q faz esses enlatados americanos descerem guela abaixo...

Matheus. disse...

Começei ler o blog faz pouco tempo, concordo com várias coisas que escreve, simultaneamente concordo ao ponto de vista que você cita "E esta não fica a dever em nada", não sou fan da Beyoncé mais a parte que escreve "a garotinha negra do Texas" dá um tom racista que não fica bom para sua posição, citando que não só em tal parte demonstra racismo, gosto do blog só fica a dica.

Unknown disse...

Também concordo com o fato do FURACÃO IVETE ser avassalador...
eu sou fã nº1 da Beyoncé..não pelo fato de sua origem ou país...mas por me identificar com o estilo. Ao contrário da Ivete..essa coisa de "poder" da Beyoncé Hipnotisa e a Alegria da Ivete "sacode"..eu particularmente não troco Beyoncé por Ivete(...MESMO EU SENDO UMa MENINHA NEGRA BRASILEIRA DE SP....)
a menininha Negra do Texas não deixou a desejar assim como a menininha da Bahia tbm não deixou ( não compare as pessoas por sua etnia isso eh um comentário infeliz )...sua frase final foi quase um racismo misturado com eufemismo...

críticas construtivas são bem-vindas..mas vamos tomar cuidado com os termos usados!!!

Ass: Elaine

Faell disse...

concordo com cada palavra!!!!

Anônimo disse...

Vergonha alheia dessa crítica
Qualquer um sabe que oq Beyoncé fez encima de um palco é muito mais difícil de fazer do que Ivete, qto a não ter espaço para improviso a pessoa que fez a crítica deveria se informar mais já que todos os shows dela no Brasil tiveram algo de diferente e quanto aos fãs serem gays e quererem apenas terem o " corpão " eu acho que vc se confundiu e estava falando dos fãs da Ivete ja que essa sim o público em sua maioria é feito de pessoas assim
Pegue a fã base mundial dos da Beyoncé antes de falar merda
Acho essa história de bairrismo completamente medíocre, ficar falando que cantoras de axé brasileiras são melhores que as internacionais só por bairrismo é ridículo ainda mais quando vem de formadores de opinião

Anônimo disse...

na minha opinião se todos repararem a ivete só fala mal da beyonce mas só q em outro sentido,todas as vezes q ela vai falar de beyonce ela coloca suas piadinhas.e pra falar a verdade,beyonce não precisa de ninguem para ter sucesso ela consegue isso sozinha.basta o marido dela jay z e beyonce chegar no palco q todos se contagiam com os dois ah e outra, eu acho a beyonce mais bonita q a ivete se vcs entrarem na internet e procurarem as mulheres mais bonitas do mundo a beyonce vai esta e a ivete não!

Unknown disse...

musicalmente, o show da ivete é vazio.

Ali nao era uma competição, um show de uma cantora de muita técnica e uma produção ok sempre será melhor que uma "cantora" de axé que de tanto usar mal a voz perdeu a cor do timbre, eu fui para ver um show de música, nao uma animadora.

nao tem nem como justificar uma frase "ivete é a beyoncé brasileira" ela esta longe da técnica da beyoncé como a terra está de plutão.

Darlan disse...

Eu amo a Beyoncé, mas a matéria está corretíssima. São o poucas as pessoas que tem criatividade excessiva e veloz para fazer como a Ivete! Porém, não acho que o show da Ivete se comparou ao da Beyoncé. A Beyoncé é uma artista mundial, ela tem que criar um padrão de show durante o "workshop" da turnê, para que todos os fãs sejam tratados com justiça. Acho que esse estilo da Ivete de não querer fazer isso em seus shows, faz com que a qualidade do show caia muito, já que vai depender muito do estado de espírito dela e muitos outros fatores podem influenciar, ao contrário do espetáculo Beyoncé que já tem tudo planejado sequencialmente para que nada seia errado. Essa "desorganização" da certo SÓ pra Ivete ninguém mais!! Minha opinião!

Anônimo disse...

ACHO QUE A IVETE SACODE MAIS O POVO APESAR DE SER CONSIDERADA A MAIS NOVA RAINHA DO POP A BEYONCÉ SE APEGA MUITO A TECNOLOGIA O SHOW DELA FICA PICADO REVESANDO ENTRE PLAY BACK E AO SHOW TIME SOU FÃ DA BEYONCÉ NUNCA GOSTEI DA IVETE MAIS TENHO QUE CONCORDAR QUE IVETE AGITA MAIS.