quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ana Paula na bancada

Miguel Arcanjo Prado
do Agora

Apesar de não ter conseguido decidir se pinta ou não o cabelo, por conta dos fios brancos que teimam em aparecer, a jornalista Ana Paula Padrão, 43 anos, não titubeou para tomar outra decisão bem mais importante. Depois de dizer que não queria mais apresentar telejornal, não resistiu à proposta da Record --cujo valor não revela-- e assina hoje um contrato de quatro anos.

"Achava que minha fase de apresentadora havia acabado, porque gosto de rua, de fazer reportagens com tempo. Tenho 24 anos de jornalismo, dos quais só sete foram na bancada. Mas a Record me ofereceu apresentação e reportagem. Não vou ter a obrigação de fechar o jornal. Também poderei ir para a rua.

A jornalista, que ficou conhecida ao editar e apresentar o "Jornal da Globo" por cinco anos --ela trabalhou na emissora de 1987 a 2005, antes de ir para o SBT, onde ficou até o fim de abril--, voltará ao ar ao lado de outro ex-global, Celso Freitas, no "Jornal da Record".

Adriana Araújo sai de cena e assume o cargo de correspondente em Nova York. Ana Paula descarta mal-estar com a colega. "Adriana é uma graça. Trabalhamos juntas na Globo. É um grande talento. Uma preocupação era ter a certeza de que não causaria a infelicidade de ninguém. A Adriana queria ter essa experiência como correspondente internacional", diz Ana Paula, que também viajará. Ela apresentará o telejornal direto de Londres, na Olimpíada de 2012. Também irá para Guadalajara, no Pan de 2011, e para Vancouver, nos Jogos de Inverno de 2010.

Formada em jornalismo na Universidade de Brasília, a jornalista diz que jamais pensou que conquistaria o posto de estrela do jornalismo, com um salário cogitado em torno de R$ 300 mil. "Sou da geração que começou pelo lado romântico e não pelo financeiro. Quando estudava, achava que a TV era um veículo menor. Nunca pensei ser apresentadora, mas sonhava ser correspondente internacional.

A negociação com a Record se intensificou no começo deste ano, como o Agora publicou em janeiro. O SBT chegou a sinalizar um novo telejornal para Ana Paula, que não o quis. "Não houve negociação oficial, apenas recados de que a bancada seria uma alternativa. Mas só a apresentação não me interessava. Vou ter uma boa lembrança do SBT. Apenas acabou." Ela recorda o último encontro com o ex-patrão, Silvio Santos. "Foi há uns 20 dias. Ele falou muito dos projetos dele, e eu, dos meus. Eu disse: 'Olha, Silvio, eu estou indo cuidar da minha vida'. Nos abraçamos e nos desejamos boa sorte.

Felicidade

Quando deixou a Globo para ir para o SBT, Ana Paula declarou que o fazia também para poder ter mais tempo ao lado do marido, o economista Walter Mundell. Ela afirma que a volta ao jornalismo diário não prejudicará o relacionamento. "Foi o Walter quem me disse para não virar as costas para o mercado." Por falar em mercado, Ana Paula diz não pensar no concorrente da Globo, o "Jornal Nacional", que já apresentou e com o qual disputará audiência. "Não estou na fase da vida de estar loucamente preocupada com a concorrência. Acho justo que uma emissora queira crescer. Meu projeto é ser feliz."

E, para viver sem frustrações, ela deixou de lado um antigo sonho: ser mãe. "Parei de tentar, de fazer tratamento. Cheguei a sofrer um aborto, uma coisa psicologicamente muito dura. Walter e eu estávamos criando um ponto permanente de infelicidade. Eu não posso querer tudo. Tenho muito mais do que imaginei que teria. Há coisas que a gente não pode ter. Talvez essa seja a minha dor. Paciência."

Publicado em 11/5/2009. Foto: Antonio Chahestian/Record/Divulgação.

Nenhum comentário: