quinta-feira, 28 de maio de 2009

Reality no campo

Por Miguel Arcanjo Prado

A grande aposta da Record para 2009 estreia no próximo domingo, às 20h30: o reality show "A Fazenda", apresentado pelo jornalista Britto Jr. Com 215 pessoas na equipe de produção, a atração teve investimento de cerca de R$ 20 milhões e será exibida diariamente em horário nobre, por 11 semanas: de segunda a sábado, após a novela "Poder Paralelo", e aos domingos, quando terá como concorrente o "Fantástico" (Globo), após o "Domingo Espetacular", com o resumo do dia das 14 pessoas confinadas.

Os participantes --cujos nomes a Record não revela-- ficarão em uma fazenda de 150 mil m2 em Itu (SP). Trinta e seis câmeras estarão ligadas durante 24 horas por dia. Todos dormirão juntos, já que haverá apenas um quarto. Os participantes do reality só serão confinados no domingo.

Ao contrário do ócio que prevalece no manjado "Big Brother Brasil" (Globo), em "A Fazenda" os participantes terão atividades diárias a serem cumpridas. A propriedade tem árvores frutíferas como laranjeira, limoeiro e jabuticabeira, além de uma horta que deverá ser cultivada. "Eles terão de colher a verdura que quiserem comer", adianta o diretor do programa, Rodrigo Carelli.

Os bichos prometem dar trabalho: "Tem galinheiro, uma vaca, três éguas lindas, ovelhas e um burro", conta. Diariamente, haverá seis tarefas diárias. Elas serão delegadas pelo 'Fazendeiro', espécie de líder semanal que deverá orientar e cobrar as seis pessoas que ele escolher para trabalhar.

Quem fizer corpo mole terá de se ver com o grupo. "Todos serão penalizados com a perda de determinados confortos", adianta Carelli, que não revela o critério de escolha do líder por não querer que os participantes tenham a informação ao entrar no programa.

O diretor descarta a existência de uma figura que desempenhe papel semelhante ao do anjo do "BBB", ou seja, o de imunizar colegas. Sem a ajuda dos amigos na hora da eliminação, os participantes poderão contar com três profissionais: um zootecnista, um agrônomo e um caseiro. "Eles vão ensiná-los a lidar com bichos e plantas", conta Carelli.

"Tá na Roça"

O mau desempenho nas tarefas poderá levar ao "Tá na Roça", uma lista semanal de três nomes que poderão ser eliminados pelo público.

"Toda semana, três pessoas serão indicadas ao 'Tá na Roça'. Duas delas por outros participantes, e a terceira será a que teve o pior desempenho na prova semanal. O público elegerá quem será eliminado", afirma o apresentador da atração, Britto Jr. Será possível votar pelo telefone e pela internet. Ao fim da 11ª semana, os telespectadores, em vez de eliminar, escolhem o vencedor, que ganhará R$ 1 milhão. "Na quarta e no domingo, teremos programas especiais, ao vivo. Um com a indicação para o 'Tá na Roça' e outro com a eliminação, mas ainda não definimos qual dia será para cada um", diz o diretor.

O formato do reality, inédito no Brasil, já foi produzido com sucesso por emissoras de 40 países. Internacionalmente, o programa é conhecido por "The Farm". Até o momento, a Record optou por não exibir o conteúdo completo de "A Fazenda" em sistema de "pay-per-view", mas planeja a transmissão pela internet de cenas não veiculadas na TV. A atriz e apresentadora Chris Couto --ex Globo e MTV-- foi contratada para fazer chamadas do programa que já estão no ar. "Após a estreia, vou repercutir nas ruas e com as famílias. 'A Fazenda' já está dando o que falar", diz.

Frente a frente

A interação entre apresentador e confinados será constante, e eles ficarão próximos em alguns momentos. "Vai haver um campo de provas onde vou ficar frente a frente com eles. Mas vou comandar esse 'game' sem nenhuma intimidade. Isso tudo vai acontecer ao vivo", revela Britto Jr. "O Britto poderá fazer contato para levar informações aos participantes", confirma Carelli. A comunicação não será feita como no "BBB", por meio da tradicional TV na sala.

Para evitar penetras na propriedade, a segurança no local foi reforçada. "Todo santo dia, o segurança olha na minha cara e liga para saber se eu estou autorizado", afirma o diretor. Tantos segredos na estratégia de divulgação de "A Fazenda" lembram, e muito, o lançamento de "Casa dos Artistas" (SBT), em 2001, dirigida pelo mesmo Rodrigo Carelli. Agora, só o tempo dirá se o sucesso será o mesmo da atração de Silvio Santos.


Britto Jr. comemora o momento

Britto Jr., que completa quatro anos como apresentador da Record em agosto, diz estar satisfeito com o comando do reality show "A Fazenda". "Este é o momento mais importante da minha carreira. Sempre mostrei para a Record que estava aberto a novos projetos. Jornalismo não é a única coisa que eu sei fazer", afirma.

Da Globo, onde trabalhou por 23 anos como repórter, demonstra não sentir saudade. "Na Globo, ter um espaço como esse seria improvável. Lá, o repórter só presta serviço para o jornalismo. Ninguém olha para ele com interesse de prestar atenção a seu talento", alfineta. "A Record teve a sensibilidade de perceber minhas habilidades", diz. O apresentador afirma que ficará "semiconfinado" durante a temporada à frente do programa. "A qualquer momento, terei de ir para Itu, já que o estúdio de onde vou apresentar fica lá."

Apesar do segredo que a emissora faz sobre quem serão os participantes, Britto Jr. diz que a escolha deles se baseou em perfis pré-definidos. "Tem o cara que é intelectual, tem o aventureiro e corajoso, tem a bonitona e o bonitão. São pessoas com personalidades bem diferentes."

Conflitos

Ele diz acreditar que os conflitos serão fator primordial para o sucesso do programa. "É humanamente impossível reunir 14 pessoas com perfis diferentes e conflitos não existirem. Lá dentro não terá TV, jornal, revista, internet, nem sequer relógio. Eles terão de se ajudar. Acho que viverão conflitos do tipo: 'Eu ajudo ou não ajudo?' E o fato de não ajudar poderá gerar inimizade e antipatia. Esse será o grande barato do programa: como os famosos vão lidar com esse comportamento. É um programa psicológico."

Outro fator de estresse serão as tarefas diárias: "Os participantes não têm afinidades com as coisas do campo", diz. Para dar conta da "diversidade psicológica" dos confinados, Britto estuda os perfis dos 14 eleitos. "Tenho assistido a vídeos, já que são pessoas que aparecem na TV, que cantam, dançam ou atuam. Se bem que é uma incógnita o comportamento real deles na fazenda", diz o apresentador. "Tenho certeza de que será sucesso. O brasileiro já demonstrou que gosta de realities. E não só o brasileiro. O mundo gosta."

Novo visual

Para incorporar o espírito fazendeiro, Britto repaginou o guarda-roupa. Sai de cena a elegância do blazer usado no matutino "Hoje em Dia" --ele já está sendo substituído pelo jornalista Celso Zucatelli, que fica até o final do reality-- para dar lugar às camisas xadrez, mais sintonizadas com o mundo rural. "Outro dia estive dando uma pernada no shopping e percebi que a moda agora é camisa xadrez. Coincidência boa essa, não?"

SBT e Globo planejam atrações

Diante do investimento da Record em "A Fazenda", Globo e SBT preparam reações. A Globo estreia o reality "Jogo Duro" em 7 de junho, um domingo, logo após o "Fantástico". Ao todo, serão oito episódios com oito participantes cada um. Eles serão submetidos a uma maratona de provas.

As gravações acontecerão na Central Globo de Produção, no Rio. Todos os participantes já foram escolhidos pelo diretor, José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho _o mesmo de "Big Brother Brasil". O ator Paulo Vilhena vai apresentar a atração.

Já o SBT prepara um reality que terá confinamento para o segundo semestre, ainda sem nome definido. O programa não terá apresentador. A emissora não dá mais detalhes do projeto, alegando "questões estratégicas".

Publicado no Agora, em 28/5/2009. Fotos: Edu Moraes/Record/Divulgação.

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