sexta-feira, 22 de maio de 2009

Teatro em São Paulo

FERNANDA SOZINHA NO PALCO
Por Miguel Arcanjo Prado

Fernanda Montenegro estreia hoje, com ingressos esgotados, "Viver sem Tempos Mortos", monólogo no qual mergulha na vida e na obra da pensadora francesa Simone de Beauvoir (1908-1986). "Tinha 19 anos quando li 'O Segundo Sexo' [obra de 1949, que foi adotada pelas feministas]. Foi um achado que organizou minha cabeça. Ela coordenou o sistema de se ver o feminino. Hoje não parece nada, mas em fins dos anos 40 era um petardo de bomba atômica", recorda.

O diretor, Felipe Hirsch, lembra a gestação da montagem: "Queríamos um livro de cabeceira dela. Fernanda falou em Simone e Clarice [Lispector], que será a próxima". Daniela Thomas criou um cenário mínimo. "A intenção foi deixar o rosto e os braços da Fernanda em evidência. Ficou só a cadeira", diz. "Queria a atenção do público na palavra", completa o diretor.

Para Fernanda, as contradições de Simone a tornam emblemática. "Ela era um vulcão dionisíaco apesar da aparência de moça bem-comportada. Imagine dizer para um homem: 'Eu quero ser a partir de agora sua esposa árabe'? Ela falou isso. Acho que, na hora H, a gente quer ser uma esposa árabe do nosso homem. Ter tido contato com a Simone no extremo da mocidade e, agora, no extremo da velhice só me faz dizer 'Graças a Deus!', embora ela fosse ateia", finaliza. Sobre uma esticada da temporada, o diretor dá esperança: "Dependemos de agenda. Por mim, prorrogava."

Quinta e sexta, às 21h; sábado, às 20h; domingo, às 18h. No teatro Anchieta do Sesc Consolação(r. Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, tel. 0/xx/11 3234-3000). R$ 30 (ingressos esgotados). 16 anos. Até 28/6. Debate sobre Simone de Beauvoir (com presença de Fernanda Montenegro) e exibição do documentário "Uma Mulher Atual". Toda quarta-feira, às 19h (retirada de ingresso). Até 24/6. Grátis. 16 anos.

UM ATOR APAIXONADO PELO PALCO
Por Miguel Arcanjo Prado


Sentado diante de uma mesa, em um palco praticamente nu de truques cenográficos, Elias Andreato descortina um texto poético sobre o fazer teatral na peça "Doido". Nitidamente apaixonado por sua arte, mostra domínio ao representar e faz com que o público ria e se comova diante de observações simples e, ao mesmo tempo, profundas.

Autor do texto --que tem referências que vão de Vinicius de Moraes a Fernando Pessoa--, Andreato também se dirige, com a experiência de mais de 50 peças no currículo de 30 anos. No final do monólogo, transforma uma boneca Barbie em seu alter ego e expõe suas lamúrias, arrancando lágrimas do público.

Domingo, às 14h30. No teatro Eva Herz - livraria Cultura (av. Paulista, 2.073, tel. 0/xx/11 3170-4059). R$ 30. 14 anos. Até 28/6.

Publicado no Agora São Paulo, 22/5/2009. Fotos: Guga Melgar e Selma Morente/Divulgação.

2 comentários:

Alfredo Bazzolli disse...

Muito maneiro o seu blog sobre as artes cenicas,o teatro.
Gostaria de aproveitar e divulgar o blog do teatro Alfredo Mesquita na ZN de SP.
O endereço é teatroalfredomesquita.blogspot.com
Parabéns

Anônimo disse...

Boa tarde Miguel,meu nome é Robson, sou da produção do espetáculo Determinadas Pessoas-Weigel com Esther Góes e achei seu bloq muito legal e importante para cena teatral.Mas como faço para chegar até vc o release do espetáculo para análise e publicação nesse espaço, como da Fernanda Montenegro? Qual e-mail devo mandar?
Obrigado.
Robson.
11-71199522 / robb.miranda@hotmail.com